21 de out. de 2011

Silent Hill: Downpour


Até agora, Downpour parece bonito

No segundo trimestre de 2012 teremos um novo Silent Hill. Downpour contará a história de Murphy Pendleton, um homem que foi preso por um crime que não cometeu e agora foge de seus captores, do seu passado e de si mesmo.



Até agora não foi revelado nenhum detalhe realmente relevante sobre a trama. Não sabemos se o culto, elemento marcante em vários jogos da série, estará presente. Mas eu sempre espero com muita ansiedade quando algum é anunciado. Silent Hill é uma série que aborda temas perturbadores, com protagonistas as vezes tão problemáticos quanto os antagonistas, em um cenário desolador que sempre te deixa apreensivo, que te gela a espinha a cada ruído esquisito, que te faz pensar duas vezes antes de virar uma esquina, e muitas vezes te faz sentir um certo alívio por encontrar uma porta que nunca se abre.



Momento bizarro em Silent Hill: The Room
Embora eu tenha me decepcionado bastante com o Homecoming, tenho boas expectativas com o Downpour. Na minha opinião, um jogo é muito mais eficiente para fazê-lo sentir medo do que um filme. Faz muito tempo que não vejo um filme que me cause essa sensação, e o último que me lembro agora é o Shutter (Espíritos), e antes dele acho que foi o Exorcista! Já com o jogo, sentir medo torna-se mais fácil, pois você está no controle do protagonista, é responsável por suas escolhas, resolver enigmas, fugir de monstros, etc.



Tudo bem que para essa sensação aparecer, é preciso construir algum clima. Luzes apagadas, silêncio total e poucas pessoas na sala são 3 ingredientes indispensáveis, não dá para sentir medo de alguma coisa com aquele vizinho ouvindo Macarena no último volume, mas no clima certo tudo fica mais interessante.

Voz do Gilmar Saints - "Não vai aí cara, isso vai dar merda!"
Downpour será o primeiro que não contará com a trilha do Akira Yamaoka, que também atuava como um consultor da série, mas aparentemente, isso não representa um problema, pois o que foi mostrado até agora parece promissor. Lembram quando eu havia dito que nenhum detalhe sobre a trama foi revelado e que a série muitas vezes aborda temas perturbadores? Então, isso ainda não foi dito, mas se pesquisarmos o código que aparece no macacão de prisineiro do Murphy, seremos direcionados ao código penal da California, que na seção 273A refere-se ao ato de colocar crianças em situações de perigo. Em alguns trailers aparecem umas crianças, então é quase certeza que isso é parte principal do enredo. Aparece também uma freira, e sabemos que isso não significa boa coisa em Silent Hill, hehehe... Aguardemos novidades!



Nenhum comentário: